Fado de Coimbra

terça-feira, outubro 12, 2004

Fado de Coimbra - Que Futuro?

Este é um espaço de livre expressão de ideias, vontades e sentimentos, sobre tudo o que envolve esta forma única de canto, esta arte que nos envolve e espreita perante a busca de novos interpretes, de novas letras, de uma nova musicalidade.
É pois um lugar onde se esperam as opiniões dos ídolos de outrora, dos contemporâneos, dos amantes, dos desgostosos, dos cépticos e, acima de tudo, dos que acreditam que é possível elevar o Fado de Coimbra ao lugar onde todos o possamos apreciar, discutir e comentar, mas também ver e ouvir.
O papel dos media é neste ponto de uma importância vital. Esta forma de expressão praticamente não é contemplada em nenhuma playlist das radios nacionais e, excepção se faça a alguns alinhamentos televisivos, nem um programa digno desse nome me lembro de ver num qualquer canal privado ou mesmo público.
Algo terá de ser feito. É hora de se unirem esforços e juntar valências com o objectivo de criar uma dimensão nacional e internacional para este tão conhecido e acarinhado modo de expressão.

8 Comments:

  • At 9 de março de 2005 às 00:58, Anonymous Anónimo said…

    Já Adolescente, descobri a canção de Coimbra numa cassete que nem sei como me veio parar às mãos. Comecei a cantar os fados que ouvia e gostava na cave da minha casa. Um dia...numa festa de curso cantei a Samaritana. Pegaram-me por uma orelha e levaram-me à Secção de Fado... Cantei, acompanhado pelo Dr. Fernando Monteiro. Passado pouco tempo, cantava no Grupo da Secção de Fado e, até hoje, não parei.
    Ainda tenho uma voz que muitos gostam de ouvir e interpretar os temas de Coimbra trazem-me grande paz de Espírito. Trago Coimbra na alma mas...há sempre um mas. A canção de Coimbra estagnou. Não há criatividade. Não se inova. E, pasme-se, os grupos de fado estão de costas voltadas. Formam elites que se digladiam silenciosamente por aparecer, no fundo, para tocarem/cantarem temas lindíssimos, mas de outras épocas. Nada de novo. É tempo de trabalharmos mais em conjunto; é tempo de cantarmos e tocarmos com elementos de outros grupos; é tempo de criarmos juntos; é tempo de reflectir sobre a canção de Coimbrão sem a sombra de velhos preconceitos e "praxes"... é tempo da Secção de Fado, que teve um papel crucial na aparição de grandes talentos, procurar esses mesmos talentos que ajudou a desabrochar(muitos hoje com 40 ou mais anos, juntá-los aos novos talentos e organizar encontros, debates, actuações inter-gerações, promoção de cd's com inéditos em que os intérpretes abdiquem de ganhos materiais em favor da Secção e da valorização de Coimbra. A maioria dos contactos está no Site do Dr. José Alberto Rabaça... Vamos criar. Vamos divulgar a riqueza da canção de Coimbra. Vamos INOVAR. Vamos deixar-nos de elitismos. Porque os verdadeiros intérpretes e amantes da canção Coimbrã, cantam por prazer, não por pseudos-profissionalismos baseados em temas lindos e de qualidade, mas que representam uma época. Não representam a realidade actual. Haja coragem para mudar, sem medo da "censura" de pseudo-críticos e defensores de valores ultrapassados.
    Que saudades quando cantávamos quando nos apetecia, fosse onde fosse, só pelo prazer de cantar...

     
  • At 21 de abril de 2005 às 14:08, Anonymous Anónimo said…

    Quanto ao futuro, não sei...
    mas o presente é claramente aquele reflectido nest blog não participado!

     
  • At 21 de maio de 2006 às 22:29, Anonymous Anónimo said…

    Grande BLOG, não haja dúvida!

     
  • At 18 de janeiro de 2007 às 13:14, Anonymous Anónimo said…

    de tres jeune jai entendu le fado de coimbra 35 ans apres à nouveau je l'ai ecoutè,et je pense sincerement,si le fado est en prosgres il sera une des plus belles richesses portugaises,qui a mon sense aura une place tres prestigeuse dans la culture universail,pourquoi les larmes jaissent des yeux, pourquoi la guitarre provoque autent d'imotion lorsq'on l'ecoute,et a partir du moment une voix se melange bien avec les sons de celles-ci cest le reve au clair de lune.

     
  • At 21 de fevereiro de 2008 às 22:03, Anonymous Anónimo said…

    Vivi 7 anos em Coimbra, e adoro reviver aqueles momentos mágicos. Adoro ouvir fados de Coimbra, sempre que posso e quando vou a Coimbra sinto aquela magia inesquecível.
    Andei a aprender a tocar guitarra portuguesa na AAC, foi pena que tive que sair de lá, tenho a viola que comprei e algumas partituras, mas tocar, isso é que é pior.
    Sou uma fã incondicional desta música! E desta cidade.
    Maria do Céu

     
  • At 1 de outubro de 2010 às 19:08, Anonymous Anónimo said…

    Coimbra menina e moça ! ao Fado de Coibta ,é um luxo , um tema cultural a preservar , algo de rico que o estudante que passa por aquela UNIVERSIDADE , e passou pela Associação Académica , deve sentir essa obrigação , e muitos são os que se sentem obrigados a isso .0a ju7ventude de hoje, os que por lá estão a passar e venham a passar, deverão procurar defender essa cultura rica e procurar fazer parte dela . Coimbra será sempre Coimbra eternamente .....

     
  • At 29 de dezembro de 2010 às 17:48, Anonymous Anónimo said…

    Eu sei jà que passou muito tempo desde quando esta conversa foi aberta. Mas queria o mesmo deixar um comentario. Sou uma estudante italiana e estou mesmo a escrever uma tese sobre o fado de Coimbra. Na minha pesquisa encontrei estes opinioes muito importantes para mim, porque parece que de verdade o lindo fado da cidade academica està quase por morrer. Aqui em Italia sò os especialistas conhecem o fado e também ninguem sabe da diferencia com aquilo de Coimbra. Gosto muito de ouvir o fado, mas percebo que sò os bons apreciadores de toda a musica, aqueles que nao teem uma mentalidade fechada, podem ter paciência para ouvi-lo. E os muitos jovens nao fazem parte dessa categoria. Como alguem jà disse em cima, acho que o fado precisaria de uma ventada de innovaçoes e pessoalmente de uma mistura com os novos sons eletronicos. Essa podia ser a maneira de aproximar aos jovens e ao resto do mundo!

     
  • At 16 de janeiro de 2013 às 07:36, Blogger ali khan said…

    eu sou muito bom ver o seu blog e acho que é muito útil e muito informativo, eu estou indo para compartilhar isso no meu fb com meus amigos, esperança que você vai mantê-lo, ver tudo sobre moda e estilos, a mais recente moda de 2013, http://www.fashionstylestrend.com/

     

Enviar um comentário

<< Home