Fado de Coimbra

quarta-feira, maio 11, 2005

O Eduardo que era Edmundo

Não é meu costume comentar comentários. Muito menos quando se escondem atrás de anonimato. Neste caso, porém, não posso deixar de tecer duas ou três ideias, a propósito do comentário ao meu texto “ uma pedra no charco ”.

Em primeiro lugar, congratulo-me com o facto de acederem ao BLOG e se darem ao trabalho de escrever comentários. Porém, ficaria bem mais satisfeito se os comentários se debruçassem sobre a problemática que mais importa, a meu ver o próprio fado/canção de Coimbra e a sua existência futura.

Em segundo lugar, gostaria que os contributos, sempre bem vindos, que cada um seja motivado a apresentar no BLOG fossem imbuídos de um espírito de boa – fé, de boa intenção. Não me parece muito produtivo, em termos de ideias, questionar-se tão somente o nome próprio de um ( sem dúvida grande ) cantor de Coimbra já falecido, num texto sobre o surgimento de um novo CD de música de Coimbra. No mínimo, deve conceder-se o benefício da dúvida ao autor do erro, não o rotulando, por antecipação, de ignorante. Idealmente, deveria atender-se ao “ miolo ”da comunicação, aportando outras reflexões que não um simples e comesinho erro de escrita. Não me parece, com o devido respeito, que se possa caminhar decididamente para a frente olhando sistematicamente para trás. Mais passada menos passada, o tropeção é inevitável.

Em terceiro lugar, quero reiterar a intenção de denunciar, para quem o quiser saber, como surgiu o falado “ concurso Edmundo Bettencourt ” e por que afirmei tratar--se de um ” plágio ”, embora dissimulado.

Até à próxima. Voltem sempre. Eu voltarei.


Aníbal Moreira

11 Comments:

  • At 12 de maio de 2005 às 17:39, Anonymous Anónimo said…

    Já agora em relação à questão do plágio, gostaria de saber se o autor deste blog pretende fazer pública, neste ou noutro espaço, a sua afirmação! É que, pelo que vejo "ameaça" falar do plágio e das suas origens, mas ainda não disse nada!

    Não tenha receio....afinal, tal como diz nos seus escritos, deve haver boa fé. Hora se está de boa fé, que tem a temer? Há provas? Venham elas! É preciso apontar o dedo a alguém? Aponte-se! Agora, o que me parece pouco consistente é estar a ameaçar falar mas não dizer nada! Faz-me lembrar o tal anúncio!

    Bem haja!

     
  • At 12 de maio de 2005 às 17:42, Anonymous Anónimo said…

    Já agora, esqueci-me de deixar esta sugestão, no comentário anterior: - Tente actualizar o Blog mais amiúde, caso tenha tempo ou.... inspiração!

     
  • At 1 de junho de 2005 às 14:05, Anonymous Anónimo said…

    Gostaria de deixar aqui uma opinião acerca deste blog:

    Parece-me que o autor deste blog o criou com a intenção de nele depositar as suas opiniões sobre o fado de coimbra, nomeadamente a inépcia que, segundo ele, este género músical atravessa, pelo menos a julgar pelos primeiros posts aqui encontrados.

    Ora bem, se queremos criatividade e dinamismo para o Fado de Coimbra ao ponto de criar um blog - cujo nome é tão contundente - onde esses adjectivos sejam "parangona " então, julgo, seria do mais elementar manter o blog actualizado com alguma frequência, fazendo de facto juz ao seu objectivo.

    Aquilo que acontece neste blog é precisamente o contrário daquilo que "apregoa", ou seja, a discussão assídua sobre o tema em causa. O seu autor mostra assim uma completa falta de interesse em tal dinamismo, dando idéia que se meteu nestas coisas dos blogs só porque são moda. Ou então, já gastou o tema e não tem muito mais a dizer ou lhe falta conhecimento de causa para continuar o trabalho.

    Para quem visita o blog e, essencialmente, para o género musical que pretende (des)promover é péssimo.

    Já agora uma sugestão para o autor. Devia mudar a frase "Até à próxima. Voltem sempre. Eu voltarei." para "Até à próxima. Voltem sempre. Eu voltarei.Resta saber quando."

     
  • At 14 de julho de 2005 às 12:03, Anonymous Anónimo said…

    Este blog presta um péssimo serviço ao "Fado de Coimbra".

    Para quando uma actualizaçãozinha das páginas?

     
  • At 1 de agosto de 2005 às 16:35, Anonymous Anónimo said…

    Receio que não venha muito aos propósitos da querela que aqui vai, mas, por favor, quem me ajuda a encontrar a letra de uma das muitas baladas de despedida, e que começa assim: Adeus Coimbra vamos embora/Noite de festa noite de mágoa/Se em nossas bocas canta uma aurora/Porque é que os olhos se arrasam d'água?
    Muito grato ficaria!

     
  • At 7 de outubro de 2005 às 00:35, Anonymous Anónimo said…

    Para quando uma mexidela neste Blog? Assim não vale a pena!

     
  • At 24 de dezembro de 2005 às 15:31, Anonymous Anónimo said…

    A http://www.ideiasdolevante.net tem o grato prazer de lhe dar os parabéns pelo seu espaço virtual!

    Somos uma associação que se dedica a criar e desenvolver actividades culturais, nomeadamente... formação de públicos, workshops / ateliers, teatro, música, dança, contadores de histórias, tertúlias, exposições, etc...
    Gostaríamos de o(a) convidar a visitar-nos em http://www.ideiasdolevante.net

    Aproveitamos para lhe desejar os nossos mais sinceros votos de boas festas ( se as comemorar ).

    IDEIAS DO LEVANTE - Associação Cultural de Lagoa
    Algarve - Portugal
    www.ideiasdolevante.net

     
  • At 19 de junho de 2007 às 20:47, Anonymous Anónimo said…

    É a esta coisa que chamam NOVO Blog, logo escarrapachado na primeira página? Faltam-vos conhecimentos?

     
  • At 18 de junho de 2008 às 16:36, Blogger Sonya said…

    Olá!
    Hoje pelas 22h (hora portuguesa)vai ser inaugurada no Second Life (jogo virtual) uma ilha dedicada ao fado. Para mais informações:
    http://fadoesaudade.wordpress.com/
    http://tagus.wordpress.com/2008/06/18/bem-vindos-ao-fado/
    http://secondlife.com

    Esperamos por vós!

     
  • At 20 de janeiro de 2010 às 14:41, Anonymous Anónimo said…

    Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

     
  • At 19 de abril de 2011 às 12:34, Blogger Solidários na Verdade said…

    Gostaria que me informassem onde posaso obter a letra e música do fado de Coimbra que começa "Adeus Coimbra,vamos embora, noite de festa, noite de mágoa..."

    Francisco Monteiro

     

Enviar um comentário

<< Home